Por intermediação da vereadora Noemia Rocha (MDB), foi realizada uma reunião remota, nesta quarta-feira (12), com a secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak; a coordenadora de Saúde Mental de Curitiba, Flávia Adachi; e Dra. Maristela; representantes da Rede de Capelães e Capelanias na Saúde de Curitiba e região; e da ELO Capelania do Hospital do Rocio de Campo Largo.
O objetivo do encontro foi a busca de uma parceria para se desenvolver um trabalho focado nas famílias enlutadas, em especial neste período de pandemia, onde o impacto na saúde mental da população está sendo ainda maior.
A secretária se colocou à disposição para ouvir o grupo, afirmando que toda ajuda em benefício da população é bem-vinda. Noemia destacou que esta é a proposta, pensar na população e desenvolver um trabalho sério e de forma voluntária. “São pessoas de diversas religiões e que podem contribuir muito neste momento. Ofertar um acolhimento através do município”.
Segundo a parlamentar, agora as propostas serão estudadas pela secretaria para que a iniciativa seja viabilizada. “O próximo passo é mandar o projeto formal da capelania para definir como será a execução.”
De acordo com dados apresentados pela capelã Érika Checan, uma das representantes da Rede, pelo menos 600 famílias estão passando pela fase do luto e precisam de apoio. Na reunião, ela destacou que a sugestão é estender um trabalho que já está sendo desenvolvido pela rede, de cuidado mental e espiritual.
Ainda participaram da reunião, da Rede de Capelães: Aline Braga, Arilson Piovezan e Olga Maria; e do Staff da ELO Capelania: Karina Moral e Leonardo de Lima.
Comentarios