Receita da Noemia - Nhoque de Mandioquinha com Molho de Tomates Frescos
- Assessoria de Comunicação
- 9 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Ingredientes
5 Tomates Italianos
1 maço de Manjericão
01 colh. (chá) de Açúcar.
1 cabeça de Alho
Azeite
Sal
Pimenta do Reino
Farinha de Trigo (para polvilhar)
Modo de Preparo
Para o Nhoque de Mandioquinha: Descasque as mandioquinhas (pode ser com uma faca), embrulhe-as individualmente em papel alumínio e asse no fogo médio para baixo (180 a 200 graus) por mais ou menos 45 minutos, até amolecer. Para descobrir o ponto, basta furar com um garfo – quando estiver bem molinha, já pode tirar do forno.
Desembrulhe as mandioquinhas ainda quentes, corte as pontinhas, e amasse com o garfo. Tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino, coloque em uma vasilha e reserve até esfriar e secar.
Jogue a farinha na mesa e molde o nhoque. Faça “minhoquinhas” enrolando a massa com as mãos, e corte no formato do nhoque. Em uma frigideira antiaderente bem quente, jogue um pouco de azeite, aí é só selar os nhoques dos dois lados.
Para o Molho: Lave os tomates e corte em pedaços ou cubinhos (com casca e semente). Em uma panela, jogue azeite, alho picadinho, espere dar uma douradinha e jogue os tomates, folhinhas de manjericão, sal e pimenta. Deixe cozinhar por uns 10/15 minutinhos até ele começar a desmanchar e virar um molho. Pode mexer que ele vai soltando mais fácil. Corrija a acidez jogando uma pitada de açúcar.
Depois é só colocar no prato os nhoques e jogar o molho por cima. Coloque uma folhinha de manjericão fresco para enfeitar.
Tirando dúvidas:
– a mandioquinha já está cozida e quase não leva farinha, por isso não há necessidade de cozinhar na água quente. Apenas selar para esquentar, deixar mais crocante e saboroso.
– o ideal é assar a mandioquinha e não cozinhar, pra não reter água, e dessa forma não usar farinha.

Fonte: Torada Torada
留言