Os nossos cães estão cada vez mais sedentários
Nos últimos tempos, fruto da situação de pandemia, muitos de nós tem passado mais tempo em casa. Apesar do passeio dos cães ser uma das exceções para sairmos de casa, nem sempre o fazemos com a frequência ou duração que eles (e nós) precisávamos…
O resultado é que a nossa falta de tempo (ou até de vontade) muitas vezes resulta em cães mais sedentários, com consequências muitas vezes nefastas para a saúde dos nossos cães.
Na maior parte dos casos o sedentarismo em cães resulta da vida bastante ocupada dos tutores e do seu próprio sedentarismo.
O sedentarismo pode ser bastante prejudicial para os cães e a principal consequência é a obesidade. Por sua vez, o sedentarismo está na origem de uma série de problemas doenças cardíacas e de articulações, potencia a incidência de tumores malignos e promove uma menor resistência a doenças infeciosas.
O sedentarismo também é responsável pelo aumento dos níveis de stress em cães uma vez que não têm um gasto energético adequado à sua raça e à sua idade. Por último, pode provocar agressividade, ansiedade e problemas de socialização com outros animais e com pessoas.
Porque é há cada vez mais cães obesos?
Hoje em dia assiste-se a uma humanização dos animais de companhia em que os tutores, muitas vezes devido à falta de tempo, compensam os seus cães com alimento em vez de passeios. É uma forma de conexão entre humanos e os seus cães, mas os mimos em forma de alimento não são substituto para a relação que se cria quando os passeamos. Esta troca deixa muitos tutores de “consciência tranquila”, minimizando a importância dos passeios e caminhadas. Outro erro bastante comum é pensar que um cão que vive num jardim ou num terraço não precisa de ser passeado. Nada pode estar mais longe da verdade. Os cães são animais muito sociáveis que gostam da companhia do tutor para passear, além de que beneficiam imenso do estímulo que advém de explorar outros territórios e de conhecer outros animais e pessoas. Se o tutor não fizer passeios frequentes e estimular a atividade física através de brincadeiras como o “busca”, o cão tem tendência a ficar mais tempo parado no seu espaço e assim tornar-se mais sedentário.
Como combater o sedentarismo?
A melhor maneira de combater o sedentarismo é através da atividade física! A prática de exercício físico é sempre benéfica para o cão e para o tutor. Para o cão o exercício físico beneficia o aparelho cardiorrespiratório, fortalece os músculos e ainda favorece o gasto de energia, prevenindo a obesidade. Para o tutor, uma boa caminhada aumenta os níveis de endorfinas pelo que aumentará o seu bom humor e a sua autoestima.
O exercício físico promovido pelo passeio com o seu cão também diminui o risco de doenças cardiovasculares e diabetes, eleva os níveis do “bom colesterol”, melhora ou diminui a incidência de estados depressivos e diminui bastante o stress do dia-a-dia. O passeio com o cão também facilita a socialização e pode promover o contacto ente outras pessoas com animais.
É muito mais fácil e muito mais simples ficar em casa, principalmente nestes dias frios e chuvosos, mas podemos aproveitar os nossos cães e fazer deles o nosso personal trainer! Uma hora de caminhada/passeio por dia pode ser o suficiente para nos mantermos em forma e melhorar a vida do nosso cão também!
Fonte: Petable
Comments