top of page
Assessoria de Comunicação

O que é smart home? Conheça aparelhos que deixam sua casa conectada

Casa do futuro: dispositivos smart facilitam a vida, trazem mais segurança e viram 'febre' nas residências

As smart homes, também conhecidas como casas conectadas, viraram tendência nos últimos anos. Esse conceito de moradia envolve o uso da tecnologia para garantir mais conforto, segurança e praticidade aos moradores. Essa categoria de produtos inclui smart displays, fechaduras, câmeras de segurança e até mesmo lâmpadas. Os dispositivos são conectados à Internet e podem ser controlados à distância pelo celular, uma grande facilidade para os usuários. No caso das luminárias, por exemplo, essa característica ajuda até mesmo a economizar energia. De acordo com informações do site Techaeris, quase 70% dos americanos imaginam que, em cerca de uma década, as smart home serão tão populares quanto smartphones. Além disso, mais de 80% dos compradores de imóveis dizem que casas inteligentes estão entre suas preferências para uma possível aquisição. Confira a seguir mais detalhes a respeito do conceito e conheça alguns dispositivos conectados que já estão disponíveis para comprar no Brasil.

Interruptores inteligentes são opções interessantes para deixar casa "smart"

A casa do futuro A principal característica das casas conectadas é o uso massivo de tecnologia de ponta, mesmo em itens comuns como lâmpadas ou fechaduras. O emprego desses dispositivos tem como objetivo trazer maior comodidade, mesmo para tarefas simples como abrir a garagem ou apagar as luzes. Especialistas destacam que, para desenvolver um projeto de smart home, é ideal que o planejamento seja executado junto à construção do imóvel. Esse tipo de modificação exige uma certa infraestrutura, que é mais difícil de implantar se a casa já estiver pronta. Segurança online Muitos dos equipamentos utilizados para transformar uma casa em smart acabam colocando itens importantes como segurança e privacidade em risco. Isso porque informações a respeito do funcionamento de diversos aparelhos podem estar desprotegidas, caso a rede não seja segura o bastante.

Por isso, os dispositivos mais importantes, como fechaduras e até mesmo sistemas de câmera e monitoramento, devem ser instalados por empresas especializadas e confiáveis. Já o controle de lâmpadas e acionamento de mídia, que não compromete muito a segurança do imóvel, pode ser feito pelos próprios usuários. Tecnologia acessível

O Gateway Xiaomi Smart Security foi pensado para a casa inteligente.

As gigantes da tecnologia mundial já possuem algumas soluções para transformar casas comuns em casas inteligentes. O Google Home, por exemplo, é a iniciativa do Google para competir com os dispositivos Echo, da Amazon, e os HomePod, da Apple. Os aparelhos têm funções parecidas e oferecem uma assistente pronta para atender aos comandos de voz dos usuários. Além disso, eles podem responder perguntas e acionar outros dispositivos conectados, entre outras funçõess. No entanto, a automação residencial vai muito além. Já existem no mercado diversos kits que são mais acessíveis e podem ser uma boa opção para aprimorar uma casa sem investir tanto. Os mais comuns oferecem sensores de movimento, interruptores inteligentes e detectores que informam sobre a abertura ou fechamento de portas e janelas. Por exemplo, o kit Aqara, da Xiaomi, pode ser adquirido por meio de importação, com valores a partir de R$ 300.

Outro item interessante – e que já tem uma adesão mais notável – é a lâmpada inteligente. Acessórios do tipo permitem ao usuário ligar e desligar por meio de um aplicativo para smartphone, e também podem ser integradas a um sistema capaz de organizar o funcionamento de todos os modelos compatíveis. Esses dispositivos, inclusive, são famosos por ajudarem na economia de energia.


Lâmpadas inteligentes da Phillips chegam ao Brasil por R$ 269 cada.

Normalmente, esses sistemas de smart home podem integrar aparelhos de marcas diferentes em uma mesma rede. Dessa forma, você pode utilizar um Hub de qualidade mais alta ao mesmo tempo em que conta com sensores e equipamentos mais em conta. Vale lembrar que, por mais fácil que seja a instalação de alguns itens, sempre que a mudança necessitar alterações na parte elétrica, por exemplo, é importante recorrer a um especialista para evitar problemas.


Fonte: TechTudo

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page