Julho Verde e a conscientização sobre o câncer de cabeça e de pescoço
- Assessoria de Comunicação
- 20 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
A discussão do tema, o diagnóstico precoce e tratamento nas fases iniciais podem salvar vidas

Estudos do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que cerca de 41 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço surgem anualmente em nosso país. Os tumores malignos desta região correspondem a 3% de todos os tipos de câncer, sendo os da cavidade oral e laringe os tumores mais comuns.
Assunto que precisa ser acompanhado com muita seriedade por toda população, já que o diagnóstico precoce e tratamento nas fases iniciais são fundamentais para a cura do paciente e para que não tenham sequelas posteriormente. É muito importante que qualquer lesão observada seja notificada ao médico.
Eu mesma comecei a perceber nódulos na minha garganta e uma rouquidão que prontamente investiguei. Por sorte não era nada grave, mas poderia ser, e por isso, não podemos descuidar. Devemos ficar atentos ao nosso corpo e a nossa saúde. Ter bons hábitos alimentares, praticar exercícios físicos, não ingerir bebidas alcoólicas e não fumar, por exemplo, farão muita diferença na sua vida.
Pensando nisso, e entendendo a importância da causa, levamos ao debate do plenário da Câmara Municipal de Curitiba o projeto de lei que cria a campanha Julho Verde, voltada à conscientização sobre o câncer de cabeça e de pescoço. A ideia é que a população seja estimulada a discutir sobre a doença, dentro de um calendário de ações educativas e preventivas, estimulando o debate do tema.
O mês foi escolhido em alusão ao Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, comemorado em 27 de julho. A ideia é que durante todo o mês a campanha traga informações importantes para a população, salvando centenas de vidas. Fique atento com a sua saúde e das pessoas que você ama.
Fonte: Jornal Plural
Comments