HC de Curitiba seleciona voluntários para testar possível remédio contra covid-19
- Assessoria de Comunicação
- 9 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

O HC (Hospital de Clínicas) de Curitiba, vinculado à UFPR (Universidade Federal do Paraná), procura voluntários para testar um remédio antiviral que pode ser indicado para o tratamento da covid-19.
Nos testes preliminares deste estudo clínico internacional, o medicamento revelou índices satisfatórios de segurança e eficácia. No entanto, novas etapas de investigação são necessárias para validar o tratamento.
Por isso, o Complexo HC de Curitiba seleciona voluntários com um perfil específico para testar o remédio. Veja os critérios:
Diagnóstico da covid-19 nos últimos quatro dias
Exame do tipo RT-PCR ou teste rápido feito até cinco dias a partir do início dos sintomas
Não ter recebido nenhuma dose da vacina
Apresentar, pelo menos, um fator de risco (entre eles: ter mais do que 60 anos, obesidade, doença renal crônica, diabetes, problemas cardíacos graves, doença pulmonar obstrutiva crônica ou câncer ativo)
Interessados em testar o remédio que cumprem todos os requisitos devem entrar em contato com o HC de Curitiba pelo telefone (41) 99116-0066. A linha funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana, e também está disponível no WhatsApp.
COVID-19 AINDA NÃO TEM REMÉDIO
Desde o início da pandemia do coronavírus, pesquisadores, médicos e cientistas procuraram uma solução para a crise sanitária. Apesar de já termos várias vacinas à disposição contra a covid-19, ainda não existe um remédio eficaz para combater a doença.
Enquanto as vacinas se apresentam como a melhor solução para controlar a epidemia e impedir que pacientes eventualmente infectados evoluam para quadros graves, não foram descobertos medicamentos que auxiliam no tratamento dos doentes.
Nos últimos meses, vários remédios promissores foram testados contra a covid-19. Entre eles, o remdesivir, que apresentou bons resultados nos ensaios preliminares, mas fracassou nos testes clínicos.
Para aferir a eficácia de um possível remédio contra a covid-19, pesquisadores precisam definir um grupo de controle e comparar os resultados entre aqueles que foram submetidos à droga e aqueles que receberam o placebo.
Fonte: Paraná Portal
Comments