A capital paranaense seguiu o Estado na decisão. A nova regra passa a valer hoje, publicada no decreto municipal 350/2022, “que mantém a bandeira amarela e adota as regras contidas no decreto estadual 10530/2022, que regulamenta o uso de máscaras em todo o Paraná.”
Nesta tarde, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba participaram de uma sessão plenária extraordinária para debater o tema. Em sua fala, a vereadora Noemia Rocha (MDB) destacou sua atuação como relatora do projeto na Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte da Casa, e que votou com tranquilidade pela sua aprovação, com embasamento nos dados apresentados, entre eles, taxas de contaminação e uso de leitos, além do decreto do Governo Estadual.
De acordo com ela, a população terá liberdade de usar ou não a máscara, levando em consideração seu estado de saúde. Ela acredita que o uso possa se tornar parte do cotidiano das pessoas, assim como acontece em locais como o Japão. “Acho que será uma tendência. Se eu estiver gripada, vou usar”, destacou.
A parlamentar enfatizou, ainda, a importância da vacinação, e dos hábitos de lavar as mãos, uso de álcool, e de máscaras em ambientes fechados.
Comments