ELEIÇÕES 2020 - Protocolo de segurança contra Covid-19 nas eleições
- Assessoria de Comunicação
- 8 de out. de 2020
- 2 min de leitura
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou quais vão ser os protocolos sanitários que serão adotados no dia das eleições 2020. O plano de segurança sanitária para as eleições municipais de 2020 é focado em duas frentes: nos mesários e no eleitor. São regras e protocolos que devem ser seguidas para garantir a segurança de todos nos dois turnos das eleições.
-
Horário de votação
A primeira medida é a ampliação do horário de votação, que vai ser das 7h da manhã até as 5h da tarde. O período das 7h às 10h vai ser preferencial para maiores de 60 anos.
-
Proteção dos mesários
Além disso, a máscara será obrigatória e o eleitor não vai poder votar sem ela. Segundo o protocolo, todas as seções vão ter álcool em gel para que os eleitores limpem as mãos antes e depois da votação. Além disso, mesários vão receber máscaras, álcool e um face shield.
A máscara deve ser trocada a cada quatro horas e o face shield deve ser usado a todo momento.
-
Caneta do eleitor
O TSE pede para que os eleitores levem sua própria caneta. Além disso, o eleitor não vai precisar entregar seu documento ao mesário, apenas mostrá-lo a distância.
Caso seja necessário, o mesário pode pedir para que o eleitor se afaste e abaixe a máscara para conferir sua identidade.
Não será permitido comer ou beber nada na fila de espera. A medida é para evitar que as pessoas tirem a máscara.
-
Eleitor com covid-19: justificar falta
Por fim, quem estiver com febre ou tenha testado positivo para Covid-19 duas semanas antes da eleição vai precisar ficar em casa e justificar a falta por esse motivo.
-
Eleições 2020
Nas eleições 2020 serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.570 municípios brasileiros. Depois do adiamento, devido a pandemia da Covid-19, ficou determinado que o primeiro turno vai ocorrer no dia 15 de novembro e o segundo no dia 29.
Fonte: Gazeta do Povo
Comments