O frizz é um problema comum no cabelo e atinge todos os tipos de fios, desde o liso até o crespo. Apesar de ser um problema comum, muitas pessoas sentem dificuldades de acabar com o frizz e não sabem o que fazer para domar o seu cabelo. Pensando nisso, separamos um guia completo para você acabar de vez te ensinando a controlar o frizz e como prevenir para que não sofra novamente com isso.
O que é frizz no cabelo?
Afinal, você sabe o que é? Os fios são compostos por camadas que formam uma espécie de escama que não é perceptível a olho nu. Quando o cabelo está ressecado ou com outros problemas, essa “escama” se abre e assim conseguimos ver que algo está errado com o cabelo. Por mais que você penteie, muitos fios acabam ficando fora do locar e com um aspecto bagunçado. E isso é um sinal de que seu cabelo está com frizz.
O que causa o frizz do cabelo?
O frizz é um sinal que algo no seu cabelo não está bem, por isso é importante ficar atenta aos sinais. Saiba quais são principais causas:
O que fazer para tirar o frizz do cabelo liso?
Sim, existem formas de acabar de vez com esse problema. Veja posteriormente as melhores dicas:
Hidratação
Como já citado, uma das principais causas do frizz é o ressecamento dos fios. Quando os fios não são domados, significa que está seco e precisa urgentemente de hidratação. Por isso, faça hidratação caseira com produtos para o seu tipo de cabelo uma vez na semana. Além disso, se possível, a cada 15 dias faça hidratação potente no salão para um melhor resultado.
Cronograma capilar
Essa técnica é para recuperar os fios e consiste em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Assim entregando todos os nutrientes, vitaminas e óleos que o cabelo precisa. A hidratação serve para repor de água nos fios, nutrição repõem os nutrientes e reconstrução repõem a queratina na estrutura do fio. Aqui no blog Pajaris tem um artigo completo sobre cronograma capilar para te ajudar.
Cuidados no banho
Ao tomar banho, cuidado com a água, pois é também um fator que influencia na aparência dos fios. A água quente acaba ressecando os fios e cabelo ressecado é sinônimo de frizz. Por isso, prefira água fria para lavar o cabelo. Caso não consiga, tome banho no máximo na água morna.
Shampoo sem sulfato
O shampoo sem sulfato é ideal para quem está com o cabelo muito seco e necessita de uma hidratação a mais. É um produto livre de detergentes pesados, ou seja, não contem ácido sulfúrico e fazem menos espuma. Além de auxiliar a hidratação, deixa o fio mais resistente e evita o desbotamento da coloração. Aqui no site temos um artigo tirando todas as dúvidas sobre o uso do shampoo sem sulfato.
Cuidado com chapinha e secador Assim como o ressecamento, outro motivo que causa o frizz são o uso do secador e da chapinha. Caso não consiga diminuir o uso diário, jamais faça seque o cabelo ou faça chapinha sem um protetor térmico. Além disso, utilize protetores térmicos anti-frizz para auxiliar no controle dos fios.
Cuidados pós-lavagem A maneira que penteamos e secamos o cabelo também influencia no controle do frizz. Para desembaraçar o cabelo sem sofrimento, conte com a ajuda de cremes para pentear ou desembarace no banho. Ao sair do banho, não torça os fios para retirar o excesso de água e evite enrolar o cabelo na toalha, isso pode contribuir com o aumento do frizz e quebrar os fios.
Pente adequado O pente de madeira é bem antigo e continua sendo popular. O motivo é simples: não quebra o cabelo e ajuda no controle do frizz. Isso acontece porque o pente de madeira contém neutralização estática e assim não deixa que os fios fiquem arrepiados. Outro ponto positivo é que o pente de madeira auxilia na nutrição e hidratação do cabelo. A madeira absorve esse nutrientes e enquanto penteia devolve esses nutrientes aos fios. Serve tanto para cabelo crespo quanto para liso, ou seja, para todos os tipos.
Fonte: Pajaris
Comments