Dica da Noemia: Confira 5 dicas para manter suas unhas saudáveis durante a quarentena
- Assessoria de Comunicação
- 14 de jul. de 2020
- 2 min de leitura

O isolamento social que estamos enfrentando resultou em pararmos, temporariamente, com costumes e hábitos comuns do nosso dia a dia. No entanto, ficar em casa não significa deixar de lado alguns cuidados de beleza, como por exemplo manter as unhas bonitas e saudáveis. Mas a dúvida é: como fazer isso por sua conta e risco e em casa?
Segundo Daniele Carlim, instrutora do curso de manicure do Instituto Embelleze, alguns hábitos simples que você pode adotar nesta quarentena, como por exemplo hidratar bem a cutícula e usar fortalecedores, podem melhorar - e muito - a saúde de suas unhas.
1. Use o alicate com responsabilidade!
Segundo a instrutora, é preciso que o alicate seja de qualidade e esteja sempre bem amolado. "Um alicate em boas condições permite a retirada da cutícula de forma mais rápida e segura", comenta. A profissional complementa que um alicate "cego" não vai cortar a cutícula tão bem, fazendo com que a ferramenta seja forçada na pele, o que pode ocasionar cortes. Outro cuidado necessário é não retirar a cutícula por completo. "Quando se tira 100% da cutícula, a pele em volta da unha pode inflamar. O recomendado é retirar apenas o necessário, pois a cutícula é extremamente importante para deixar a unha mais forte e com um bom crescimento".
2. Cutículas hidratadas!
Para manter as unhas com o aspecto saudável, o ideal é realizar um polimento na superfície das unhas para remover o excesso de pele morta. No entanto a técnica só deve ser realizada uma vez por mês para não afiná-las demais, deixando-as fracas. Após o polimento o ideal é utilizar uma base fortificante e realizar uma boa hidratação nas cutículas. Para hidratar unhas e cutículas, produtos como óleos, cremes e ceras são os mais indicados. "Eles têm o poder de fortalecer as unhas através dos seus componentes ricos em vitaminas", recomenda Daniele.
3. Cautela com a lixa
Lixar as unhas é necessário, claro! Ajuda a definir seu formato, remove impurezas e corrige possíveis falhas de crescimento. Mas tudo que é em excesso, faz mal. Assim, para evitar que as unhas fiquem fracas, finas e quebradiças, é recomendado lixar pouco, apenas o necessário para arrumar o seu formato. Outro detalhe importante é no movimento da lixa. "Aquele famoso vai e vem pode descamar e rachar as unhas, ocasionando o quebramento. O ideal é usar a lixa em um único sentido, começando pelo canto e indo em direção ao centro", explica a especialista.
4. Fortaleça suas unhas
Daniele conta que hoje existem muitos produtos no mercado com o intuito de fortalecer as unhas e que utilizá-los periodicamente é ideal para quem deseja ter unhas fortes e brilhosas. "Uma boa dica para ter unhas fortes é, sempre que for utilizar esmaltes, passar antes uma base com função fortalecedora".
5. Sempre deixe que suas unhas respirem
Durante esses dias em casa, a especialista conta que é legal aproveitar esse tempo para deixar as unhas sem esmaltes para que elas ‘respirem’ um pouco e cresçam melhor. "É muito interessante dar uma pausa na esmaltação e abusar dos hidratantes e fortalecedores nas unhas, assim as unhas ficarão mais fortes, saudáveis e brilhosas", recomenda a especialista.
Comments