Compostagem e Hortas Verticais
- Assessoria de Comunicação
- 8 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Compostagem
A compostagem se trata de um processo de reciclagem de resíduos orgânicos que gera adubo como produto. A forma mais comum de compostagem doméstica é a vermicompostagem que se utiliza de algumas caixas empilhadas e minhocas californianas como agente acelerador. Mas, calma! Essas minhocas são animais limpos, não transmitem doenças e fáceis de manejar. Normalmente essas composteiras domésticas são constituídas de três caixas empilhadas.

Essas composteiras, se usadas adequadamente e tiverem a devida manutenção, não irão exalar nenhum tipo de cheiro incômodo. Nas duas de cima são depositadas a terra que irá se transformar em adubo em aproximadamente 2 meses, as minhocas e o lixo orgânico. A última de baixo é onde será coletado o chorume orgânico. Ao contrário de que muitas pessoas pensam, esse chorume não é tóxico e também não tem cheiro ruim. Ele pode ser, inclusive, utilizado como fertilizante ou pesticida natural.
O que pode ir à composteira:
Frutas (menos cítricas), verduras, legumes, sementes, borra de café, sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros) e cascas de ovo, serragem e folhas secas;
O que não pode ir à composteira:
Frutas cítricas, fezes de cães e gatos, laticínios, carne, nozes pretas, derivados de trigo, alho, cebola, arroz depois de cozido e, é claro, nenhum resíduo inorgânico.
Hortas Verticais
Outra tendência que vem tomando força nos últimos tempos é o conceito de hortas verticais ou também conhecidas como hortas suspensas. Elas são perfeitas para ter em locais onde o espaço é mais limitado como um apartamento, por exemplo. Podem se criar alimentos como hortaliças, leguminosas, plantas e temperos. E, além disso, dão um ótimo visual para a casa.
Agora, alguns cuidados básicos ao ter a sua própria horta em casa: suas plantas devem estar em locais arejados e com iluminação; todas as plantas têm necessidades diferentes como horas ideias de sol e água, por isso, se atente; evite misturar diferentes tipos de plantas em um mesmo pote.
Ter a sua própria horta em casa pode gerar muitos benefícios como economizar dinheiro, ter alimentos mais saudáveis em casa, livres de agrotóxicos; contribuir com um planeta mais autossustentável, entre outros. E se a você tiver bastante espaço e se empenhar nesse ramo, pode até mesmo vender como um produtor local!
Fonte: T & D Sustentável
Comentarios