Que eles são muito fofos a gente sabe. Muito se fala também do seu comportamento independente, às vezes até associado a frieza. Quem tem gato em casa sabe que não é bem assim, já que eles possuem maneiras diferente de demonstrar seu carinho. Com alguns hábitos próprios e cheios de personalidade, saiba mais sobre o comportamento felino e algumas curiosidades sobre os gatos!
Pedido de carinho
Se os gatos pedirem por carinho de seus donos, é um sinal de confiança e que eles querem tornar a relação ainda mais próxima. Para selar esse contato com seu bichinho, faça carinho na cabeça dele. Isso porque quando um gato quer demonstrar amizade e confiança para outro, eles lambem ou esfregam o rosto no topo da cabeça do outro felino.
E se eles esfregam o rosto em você, é uma maneira de marcar território. “Meu humano!”
Gatos odeiam água?
Apesar de se difundir muito o desgosto de gatos com água, isso é extremamente relativo de animal para animal. Algumas raças, inclusive, como o Maine Coon ou os Van Turkish, normalmente adoram se molhar. Alguns chegam a se jogar no vaso sanitário para buscar se refrescar em dias mais quentes!
Caçar presas menores que eles
O instinto de caçador felino prevalece bastante vivo nos gatos mesmo domésticos. É comum que possam caçar outros animais no quintal e levá-los para dentro de casa.
Essa prática, diferente do que se pode imaginar, não é um presente para a família ou uma forma de levar alimento para seu tutor. É bem provável que o bichano faça isso na intenção de se alimentar do animal depois.
Manias felinas
Os gatos são animais que passam de 12h a 16h dormindo por dia. E quando estão acordados, a maior parte do tempo passam se lambendo na intenção de se limpar, pois os felinos são animais impecáveis em sua higiene.
A estrutura dos gatos
A flexibilidade dos gatos é por causa de suas 53 vértebras nas costas. Os humanos, por exemplo, possuem 34.
O cérebro felino é mais parecido com o nosso do que o cérebro de um cachorro.
Além disso, são capazes de correr até 49 km/h, mas não percorrem distâncias muito longas.
Uma das habilidades estranhas de um gato é a capacidade de rodar suas orelhas em até 180º!
Fonte: Folha Vitoria
Comments