Como não perder o foco e cumprir o que foi planejado
- Assessoria de Comunicação
- 9 de dez. de 2020
- 2 min de leitura

E aqui vale reforçar o que eu venho falando nos últimos posts: planejar não significa fazer exatamente o que planejou, mas sim traçar um caminho que muito provavelmente demandará ajustes. Inclusive pode ser que, no meio desse caminho, você perceba que nem quer mais aquilo que queria inicialmente. Pois a vida acontece, a gente aprende e pode mudar de ideia sempre (que bom).
Partindo desse pressuposto, como faço para ter foco? Algumas estratégias:
Desligo as notificações.
Reviso meu sistema toda semana para confiar que, no dia a dia, eu posso olhar apenas a minha agenda e a minha lista de afazeres para saber o que preciso fazer.
Planejo a minha semana.
Tenho uma lista com todos os meus projetos em andamento, que reviso uma vez por semana, para garantir os próximos passos definidos. Esses projetos estão, em sua maioria, relacionados a objetivos maiores.
Os objetivos maiores eu reviso na mudança das estações. É só uma maneira de me lembrar de revisá-los a cada três meses, em média. Toda vez que reviso algum objetivo, me pergunto se tenho projetos relacionados e, se não, os defino.
Exercito continuamente a reflexão sobre o que eu poderia delegar, se tivesse equipe para isso, de modo que eu tenha certeza sobre as atividades que apenas eu posso fazer e, portanto, são prioritárias.
Eu também gosto de dizer que foco não é algo que acontece, mas sim uma escolha. momento a momento, podemos escolher no que vamos focar. Neste momento, eu escolhi focar na escrita deste texto, mesmo com tantas outras coisas para fazer. E o que me permite sentar e escrevê-lo com calma e tranquilidade é saber que todo o restante está sob controle, só esperando eu terminar aqui para reavaliar e ver qual a próxima coisa importante a fazer.
Fonte: Vida Organizada
Comments