O batismo de Jesus foi realizado por João Batista no rio Jordão. Ele entrou na água, foi batizado e foi identificado como o Filho de Deus. O batismo de Jesus marcou o início de seu ministério.
João Batista, primo de Jesus, estava pregando o arrependimento e batizando quem se arrependia no rio Jordão. Ele anunciava que em breve viria alguém maior que ele, que iria batizar no Espírito Santo. João era apenas o mensageiro, que estava preparando o caminho (Lucas 3:15-16).
Um dia, quando Jesus tinha cerca de 30 anos, ele desceu ao rio Jordão para ser batizado. João não queria batizar Jesus, porque ele se achava indigno e que ele precisava ser batizado por Jesus. Mas Jesus lhe disse que era importante, “para cumprir toda a justiça”. Então João concordou e batizou Jesus (Mateus 3:13-15).
Quando Jesus saiu da água, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele na forma de uma pomba. Uma voz do céu disse “tu és o meu Filho amado; em ti me agrado” (Marcos 1:10-11). Depois desse evento, Jesus foi para o deserto para ser tentado e, em seguida, começou a pregar.
Por que Jesus foi batizado?
Jesus foi batizado “para cumprir toda a justiça”. Ele não precisava ser batizado como sinal de arrependimento, porque ele não tinha pecado. Mas o batismo de Jesus foi importante para mostrar que ele fez tudo que deveria ser feito.
O batismo de Jesus também serviu para marcar o início de seu ministério. Antes desse tempo, Jesus tinha vivido como um homem comum, trabalhando como carpinteiro. Quando Deus revelou a identidade de Jesus, ele foi apresentado oficialmente ao mundo e as pessoas começaram a reparar nele.
Jesus foi batizado por imersão?
Sim, Jesus provavelmente foi batizado por imersão. A Bíblia diz que ele entrou na água para ser batizado. Se João Batista só derramou um pouco de água em sua cabeça, não seria necessário entrar na água.
Entrando e saindo da água, Jesus estava mostrando qual era sua missão: morrer e ressuscitar para nos lavar de nossos pecados (Romanos 6:3-4).
Fonte: Respostas Bíblicas
Comments