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Assessoria de Comunicação

Com bandeira laranja, Ruas da Cidadania têm restrições em parte dos serviços presenciais


Os atendimentos presenciais nas Ruas da Cidadania estão com restrições em algumas áreas durante a vigência do decreto 960/2021, que define situação de Risco Médio de Alerta - Bandeira Laranja. Em alguns casos é necessário fazer agendamento prévio e os horários de atendimento também variam de acordo com os serviços oferecidos na Rua da Cidadania.


Para maior segurança e comodidade a orientação é para que o cidadão consulte o serviço desejado antes de se dirigir até os espaços.


Agendamento on-line

Há serviços com atendimento presencial, obrigatoriamente com agendamento pela internet (clique aqui), como nos Espaços Empreendedor, nas agências da Cohab, no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e nos núcleos do transporte público (Urbs), Urbanismo e Educação.


São ofertados ainda serviços em que o cidadão pode ir diretamente, como nas Administrações Regionais, nos Sacolões da Família e núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento (ISS, IPTU).


Todas as Ruas da Cidadania seguem com rigor as medidas definidas pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde para evitar a propagação da covid-19, entre elas a disposição de álcool em gel 70%, a obrigatoriedade do distanciamento social e o uso de máscara.


Permanecem com atividades suspensas os atendimentos nos Liceu de Ofícios e nas Casas da Leitura, para evitar aglomerações e conter a disseminação do novo coronavírus. As atividades físicas promovidas pela Prefeitura nos Centros Esportivos e Ruas da Cidadania também não estão acontecendo nesse momento.


Prefeitura

No Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura, os atendimentos sobre tributos e certidões estão sendo realizados com agendamento. (clique aqui).


Funcionamento nas Ruas da Cidadania

As Administrações Regionais atendem presencialmente sem agendamento para receber pedidos da população, em especial na área de zeladoria urbana. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Confira aqui os endereços.


Tributos

Os núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento estão com atendimento ao público, sem necessidade de agendamento, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. Já na sede da Prefeitura precisam ser agendados pelo agendaonline.curitiba.pr.gov.br.


Cartão-transporte

Os postos da Urbs nas Ruas das Cidadanias atendem das 11h às 17h, com agendamento.


Assistência social

Os dez Núcleos Regionais da Fundação de Ação Social (FAS) instalados nas Ruas da Cidadania estão em funcionamento presencial das 8h às 18h para tirar dúvidas sobre benefícios sociais. Nas Ruas da Cidadania da Matriz, Pinheirinho e Santa Felicidade também há Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que atendem das 8h às 17h.


A inscrição e atualização do Cadastro Único podem ser feitas por agendamento nas Centrais de Cadastro Único, nas Ruas da Cidadania da Matriz e do Pinheirinho, Agenda OnLine Curitiba ou pelo site da FAS, clicando no banner digital Informações e Agendamento Cadastro Único. O mesmos serviços também podem ser agendados para atendimento nos espaços do Sistema Nacional de Emprego (Sine) das Ruas da Cidadania do Bairro Novo, Boa Vista, Cajuru, Pinheirinho e Tatuquara.


Mas para as situações emergenciais, como pedido de Bolsa Família, Auxilio Alimentar Curitiba e cesta básica, a solicitação pode ser feita nos Cras. (confira os endereços)


Conselho Tutelar

Responsáveis pela garantia de direitos de crianças e adolescentes, os conselhos tutelares têm atendimento presencial, das 8h às 18h, nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade.


Sacolões e Armazéns da Família

Os Sacolões da Família instalados em Ruas da Cidadania, como no Boa Vista, na Matriz, em Santa Felicidade e no Boqueirão, têm atendimento de segunda à sábado, com horários específicos. (Confira)


Cadastros para o programa Armazém da Família são feitos apenas pela internet, no portal da Secretaria Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional ou o aplicativo Curitiba App.


Sine

O atendimento nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) é das 8h às 12h e das 13h às 17h para os trabalhadores que precisam dar entrada ao seguro-desemprego ou buscar uma vaga de emprego, mas precisam de agendamento. Todos os serviços ofertados pelo Sine podem ser acessados pela internet. Para consultar vagas de emprego, basta entrar no Portal Emprega Brasil ou usar o aplicativo Sine Fácil. Para fazer a solicitação do benefício do seguro-desemprego, o trabalhador deve baixar o aplicativo Carteira de Trabalho digital. Os dois apps estão disponíveis para aparelhos de celular com sistema Android e IOS.


Informações para busca de vagas de emprego também estão disponíveis no site da Prefeitura de Curitiba, neste link.


Espaço Empreendedor

Os atendimentos presenciais para os microempreendedores individuais (MEIs) acontecem a partir de agendamento e ocorrem de segunda a sexta-feira, pela manhã ou a tarde. (clique no link).


Educação

Na rede municipal de ensino as aulas continuam no modelo exclusivamente remoto, mas os núcleos regionais de educação estão prestando atendimento por agendamento. Consulte telefones e e-mails aqui.


Esporte e Lazer

As atividades físicas promovidas pela Prefeitura nos Centros Esportivos e Ruas da Cidadania permanecem suspensas, porém, os Núcleos Regionais da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) estão fazendo o atendimento presencial da população. A equipe atende aos pedidos de informação, presta dicas e orientações sobre atividades físicas.


Urbanismo

Grande parte dos serviços da Secretaria Municipal do Urbanismo foram automatizados e estão disponíveis pela internet. (clique aqui). Ainda assim, os Núcleos de Urbanismo nas administrações regionais atendem o cidadão, preferencialmente por meio remoto, com e-mails específicos de acordo com a solicitação (confira endereços eletrônicos).


Cohab

As agências de atendimento da Companhia de Habitação Popular de Curitiba localizadas nas Administrações Regionais Matriz, Boqueirão (Carmo), Bairro Novo, Pinheirinho e Portão (Fazendinha) funcionam das 8h às 17h. Cajuru, CIC e Tatuquara atendem das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na Regional Boa Vista a agência atende das 9h às 12h e das 12h30 às 15h. O atendimento acontece a partir de agendamento por telefone nos números 0800-0413233 e 3221-8133 ou pelo e-mail falecom@curitiba.pr.gov.br.


Sanepar

Atendimento das 9h às 15h.


Copel

Atendimento das 8h às 12h e das 13h30h às 17h.


Instituto de Identificação do Paraná (IIPR)

Terças e sextas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 17h, apenas para entrega dos documentos e atendimentos excepcionais.


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