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8 dicas para ser mais produtivo no trabalho

  • Assessoria de Comunicação
  • 6 de mar. de 2021
  • 3 min de leitura

Você busca por dicas para ser mais produtivo no trabalho? Essa é uma preocupação comum entre os gestores – tanto em relação à produtividade individual quanto em relação aos seus funcionários.

Quem não cedeu ocasionalmente à tentação da procrastinação? Boas habilidades de gerenciamento de tempo são essenciais em qualquer local de trabalho. Afinal, saber aproveitar ao máximo seu tempo pode fazer toda a diferença.


Prepare-se para se concentrar, se organizar e resolver sua lista de tarefas pendentes.

Aqui estão oito dicas para ser mais produtivo no trabalho. Confira!


Como ser mais produtivo no trabalho

1. Saiba priorizar tarefas

Comece sua manhã criando uma “lista de tarefas”, ou seja, anotando as principais tarefas que você precisa realizar durante o dia. Descubra o que precisa ser feito e quando, e então liste seus projetos em ordem de prioridade.


Dessa forma, você pode começar nas tarefas mais urgentes primeiro.


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2. Planeje com antecedência

Mantenha um calendário de todos os projetos pelos quais você é responsável e anote os que acontecem regularmente.


Certifique-se de planejar projetos do início ao fim, dividindo grandes tarefas em partes do trabalho realistas de serem realizadas.


Criar um cronograma com datas de vencimento para cada tarefa ao longo do caminho ajudará você a definir metas e garantir que seus projetos maiores continuem no caminho certo.


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3. Organize-se

É um fato: pessoas organizadas são mais produtivas no trabalho. Você tem uma mesa bagunçada ou um quarto bagunçado?


Reserve um tempo para colocar suas coisas pessoais em ordem e você estará mais bem preparado para se manter organizado e produtivo em sua vida profissional.


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4. Comunique-se claramente

Você ficará surpreso com a quantidade de tempo que pode ser economizada quando você se comunica claramente com clientes e colegas. Por isso, dar mais atenção à comunicação é outra das dicas para ser mais produtivo no trabalho.


Certifique-se de que a pessoa com quem você está falando, escrevendo ou apresentando entende exatamente o que você diz.


Faça quantas perguntas você precisar para obter as informações corretas e evitar mal-entendidos. Definir expectativas claramente definidas e informações precisas o ajudará a evitar erros demorados e a manter seus projetos funcionando sem problemas.


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5. Faça uma pausa

Ninguém pode trabalhar continuamente por um período de oito horas. Às vezes, seu cérebro simplesmente precisa de uma pausa.


Uma conversa amigável com um colega de trabalho ou uma rápida xícara de café podem limpar sua cabeça e ajudá-lo a se concentrar.


Quando você voltar para a sua mesa com o cérebro revigorado, poderá notar uma solução para um problema que você não percebeu antes.


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6. Delegue tarefas

Talvez você seja capaz de fazer algumas tarefas melhor ou mais rápido do que outras, mas a realidade é que você nunca será capaz de assumir tudo. Investir algum tempo no treinamento de sua equipe para fazer o trabalho de rotina ajudará a liberar seu próprio tempo significativamente.


Esse tempo extra permitirá que você se concentre no panorama geral e até mesmo aceite novos projetos e desafios.


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7. Vença a procrastinação

Supere o desejo de deixar as coisas para amanhã. Em vez disso, trabalhe de forma constante em curtos períodos de tempo e dívida todas as grandes tarefas em pequenos pedaços.


Você ficará surpreso com o quanto você pode realizar quando se concentrar em marcar o próximo item de sua “lista de tarefas”.


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8. Aprenda e melhore

Aprender a se tornar mais produtivo no trabalho é um desafio constante.

Não se trata de fazer listas intermináveis ou manter uma programação irreal; trata-se de evitar maus hábitos, fazer as perguntas certas e encontrar uma maneira de trabalhar que o ajude a atingir seus objetivos.


Esteja aberto a desafios, celebre seus sucessos e lembre-se: um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal é essencial.


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