top of page
Assessoria de Comunicação

5 inovações que prometem grandes mudanças nos negócios e no mundo

Atualizado: 12 de mar. de 2021

Vemos tendências e tecnologias inundarem constantemente o mundo corporativo. Afinal, estamos falando de um ambiente que sempre procura a melhoria dos processos, o aumento de performance, a segurança e a redução de custos. Nada mais natural que ser um campo onde novidades são testadas e implementadas. Sendo assim, trouxemos aqui alguns insights sobre inovações tecnológicas que têm potencial de transformar a operação da sua empresa.


Já abordamos aqui no blog as tecnologias disruptivas e o seu impacto na forma como fazemos negócios. Elas se fundem em soluções híbridas que se tornam acessíveis e provocam verdadeiras mudanças na rotina de trabalho. São soluções como internet das coisas, blockchain, reconhecimento facial e inteligência artificial.


Agora, vamos tratar de novidades tecnológicas que têm chance real de serem difundidas e se tornarem viáveis em cinco anos.




5 inovações tecnológicas em 5 anos


Já ouviu falar sobre as previsões 5 em 5 da IBM? A cada ano, a empresa anuncia um relatório com cinco inovações tecnológicas que, em cinco anos, têm alto potencial de transformar completamente nosso dia a dia. Alguns pontos são técnicos e é difícil visualizar sua aplicação prática, enquanto outros parecem obras de ficção científica. Então, é observar os próximos cinco anos para comprovar a aplicação destas técnicas nos negócios e na sua vida.


Confira a lista de inovações:


1. Cripto-âncoras e blockchain contra a fraude


O avanço das cripto-âncoras e da tecnologia de blockchain juntas vai garantir a autenticidade dos produtos em toda a cadeia. Do ponto de origem até as mãos do consumidor. Isso será possível introduzindo a criptografia nos produtos físicos, fazendo com que as informações por blockchain passem a fazer parte daquele produto.


Nanocomputadores, sensores e até tinta magnética com informações criptografadas irão dizer se um produto é original, por onde ele passou, se foi manuseado corretamente e se está em plenas condições de uso.


Essa invasão da programação de blocos em cadeia no mundo físico será muito bem-vinda. Andreas Kind, gerente da indústria de plataformas e blockchain da IBM, citou, no relatório da empresa, o impacto dessa iniciativa na área de saúde. Em alguns países, quase 70% dos medicamentos que salvam vidas são falsificados. É um grande desafio rastrear os produtos e evitar a adulteração, já que a complexa cadeia de abastecimento é composta por fornecedores de diversos países. Outro exemplo é o setor automotivo, quando precisamos trocar uma peça do carro e não temos certeza de que ela veio da origem correta, ou do “mercado paralelo”.


2. Criptografia em treliças


Este outro exemplo das inovações tecnológicas é específico da área de segurança da informação. Os hackers continuarão aproveitando brechas, mas haverá uma evolução para diminuir drasticamente essas “oportunidades”.


Atualmente, a criptografia protege a transição de dados, mas não os protege quando estão simplesmente armazenados. Tecnologias como a computação quântica criam novos protocolos e escondem os dados em elaboradas estruturas de álgebra. Nesses cinco anos, novidades tecnológicas de criptografia em treliças – estruturas reticuladas que funcionam como “malhas” de resistência – vão surgir e levar a proteção a ataques cibernéticos para um outro patamar.


3. Inteligência artificial livre de viés


Muitos dispositivos de inteligência artificial são “treinados” por meio de tendências de pensamento humano. O viés de um pensamento faz com que o sistema trabalhe com dados parciais, como se o raciocínio artificial estivesse contaminado por preconceitos.


Cathy O’Neil, matemática e autora do livro Weapons of Math Destruction (Armas de Destruição Matemática), afirma neste artigo da Technology Review que “os algoritmos substituem processos humanos, mas os padrões são diferentes: as pessoas acreditam demais nos algoritmos”.


Com a evolução da inteligência artificial e sua curva de aprendizado, esses conflitos ficarão mais latentes. Em cinco anos, será possível limpar os sistemas de IA de tendências ideológicas, de gênero ou raça. Assim, a inteligência artificial fará seu papel de guiar nossas decisões com maior precisão e sem o viés de quem a programou.


4. Computação quântica acessível


Os computadores que utilizamos hoje podem ser chamados de clássicos. Eles nos ajudam muito, mas não conseguem resolver problemas mais complexos, como escalonamento exponencial, otimização em larga escala ou simulações químicas.


Os computadores quânticos são incrivelmente poderosos e adotam uma nova abordagem para processar informações, utilizando princípios da mecânica quântica. Neste artigo, a Wired explica o funcionamento das máquinas. Mas está ficando tudo muito abstrato? Então, imagine os computadores avançados dos laboratórios mais bem equipados do mundo.


Esse tipo de computador em cinco anos será mais acessível e estará presente em diversos ambientes profissionais. De um escritório de serviços que controla o fluxo de trabalho, até uma empresa de TI com sistema de dados, automatizando implementações e desenvolvendo novos softwares.


5. Microscópios autônomos nos oceanos


Se você acha um grande desafio monitorar uma equipe, imagine oceanos inteiros. A resposta para esse desafio é uma leva de microscópios autônomos ligados à nuvem.


Trata-se de outra aposta da IBM para conhecermos de fato o que está acontecendo com o bem mais precioso do planeta: a água. Segundo o estudo da empresa já mencionado anteriormente, em 10 anos, metade da população mundial viverá em áreas em condições extremas de água, seja por escassez, poluição ou outros riscos. Por isso, será fundamental saber em tempo real a condição da água em diversos ecossistemas, além de entender de fato o comportamento dos organismos marinhos.


Só nessa tendência tecnológica, reúne-se o reconhecimento facial, aplicado a identificar e observar microorganismos, a internet das coisas, com os dispositivos ligados em rede para gerar dados mais complexos e completos, além da inteligência artificial por trás do sistema para realizar a análise e os diagnósticos do que deve ser feito com as informações coletadas. Esse monitoramento permitirá prever riscos para o abastecimento, rotina de marés e mudanças climáticas.


Mas o que já pode mudar hoje no seu dia a dia


Essas inovações tecnológicas, muitas vezes, parecem distantes da nossa realidade. Mas sem entrar no mérito se elas realmente estarão tão difundidas nas nossas atividades no médio prazo, já podemos identificar avanços inimagináveis há pouco tempo.


Ferramentas já adotam princípios dessas tecnologias, como inteligência artificial e automação de processos. Assim como, a análise profunda de informações para basear a tomada de decisão em um negócio guiado por dados.


E uma tendência cada vez mais forte é da tecnologia como serviço, tornando avanços mais acessíveis. O termo Xaas, ou “qualquer coisa como serviço”, originou-se a partir do Software como Serviço (Saas). Depois de softwares, vieram outras soluções como Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS), Armazenamento como Serviço (StaaS). Monitoramento e comunicação também entraram neste modelo. Contratar esses serviços é uma forma prática de acompanhar as novidades tecnológicas e otimizar os processos na sua empresa.


13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page