top of page
Assessoria de Comunicação

4 Fundamentos para ter no sucesso na sua carreira

O plano de carreira é fundamental para ter um planejamento da jornada profissional que você percorrerá ao longo da sua vida. Confira 4 fundamentos para ter sucesso no seu plano de carreira.



O planejamento de carreira não é algo que você faz uma vez e depois esquece. É importante realizar pelo menos uma vez ao ano. Afinal, tudo muda: você, o mercado de trabalho e suas necessidades.


Você deve pensar em si mesmo não como um funcionário, e sim como um negócio com um produto para vender e criar uma estratégia para comercializar seu valor no local de trabalho. Pode parecer difícil, mas não é.


O que é o plano de carreira?

O plano ( ou planejamento) de carreira é um mapeamento que você faz sobre a sua vida profissional. Quais são os seus objetivos profissionais? O que você quer fazer? O que você irá estudar para alcançar esses objetivos? Como você irá executar esse plano? Quais os próximos passos?

Ele serve justamente para trilhar com clareza a sua jornada sem tantos percalços, e assim, pouco a pouco, te ajudar a aproximar dos seus objetivos.


Há três elementos-chave para realizar o planejamento de carreira: autoconhecimento, objetivos e estratégia.


O autoconhecimento serve para você entender o seu momento e o que quer na sua vida profissional (assim como nas demais áreas). Se você não souber o que quer, será muito difícil prosseguir com o planejamento de carreira.


Já os objetivos são os “ouros” que você deve alcançar por meio das estratégias. Por exemplo: “quero ser um profissional de mídias sociais (objetivo) e para isso preciso estudar curso X e Y e conseguir um contato de alguém na área para me mentorar (estratégias)”.


Como ser bem-sucedido no planejamento de carreira?


1. Estude

Apenas o estudo te levará aos objetivos que você quer alcançar. Por isso, pesquise quais são os cursos e certificações necessários para chegar lá e planeje-se nessa parte também.


Precisará de investimento? Quanto? Terei de fazer um extra? Há formas de fazer o curso por bolsa de estudo? Dá para estudar por conta própria?


Faça um bom mapeamento para você não dar um passo maior que o seu pé pode dar.


2. Estabeleça metas de carreira

Embora você possa ter sucesso em sua carreira sem estabelecer metas, você pode ter ainda mais sucesso com a definição de algumas.


Quais são suas metas de carreira de curto (dentro de 1~2 anos), médio (3~5 anos) e longo prazo (dentro de 5 a 10 anos)?


Você provavelmente já conhece as metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo determinado). Sempre anote-as e compartilhe essa lista com alguém. Isso ajudará você a criar um senso de responsabilidade.


Outra grande parte do planejamento de carreira é revisar e ajustar esses objetivos regularmente. E claro, desenvolver novos objetivos assim que você atingir os objetivos anteriores.


Portanto, toda vez que você se sentar para uma sessão de planejamento de carreira, divida esta lista e revise-a. Assim, seu plano de carreira poderá ser atualizado da melhor forma possível.


3. Aproveite e aprenda com os outros

Crie relacionamentos com líderes dentro e fora da sua organização, participe de conferências relacionadas ao trabalho e explore outros eventos.


Quanto melhor seu networking, mais oportunidades você terá de aprender com outras pessoas que obtiveram sucesso. Para descobrir mais sobre outras opções de carreira possíveis, você pode realizar algumas reuniões com colegas ou gerentes – as pessoas geralmente estão dispostas a compartilhar conselhos, se você perguntar.


4. Pesquise outras oportunidades de progressão na carreira

Uma parte divertida do planejamento de carreira é retratar sua carreira no futuro. Onde você estará daqui um ou cinco anos? Embora seja impossível planejar tudo, é sempre uma boa ideia saber para onde você está indo e quais são as carreiras disponíveis para você.


À medida que a tecnologia se aprimora e oferece outras possibilidades, novos trabalhos surgem relacionados a sua profissão.


Portanto, esteja um passo à frente e tente prever (por meio de notícias, pesquisas e profissionais) como estará o seu mercado daqui alguns anos.


A revisão e o planejamento regulares o prepararão para o que está por vir em sua carreira.

Conduza sua carreira, mas também esteja aberto à novas oportunidades. Surpreenda-se com as novas aventuras, mesmo que elas não correspondam exatamente ao destino que você tinha em mente.


Fonte: Bettha

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page