top of page
Assessoria de Comunicação

13 animais que vivem mais que os humanos

Nossa passagem pelo planeta é curta, se formos comparar com o tempo de existência da Terra ou com a vida de outros animais. No Brasil, por exemplo, a expectativa de vida é de 72 anos para homens e 79 para mulheres, segundo o IBGE. No mundo, entretanto, essa média é um pouco menor: em geral, a esperança de vida é de 71 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Tendo esses números como referência, listamos 13 animais que vivem mais tempo que os seres humanos. Confira.

Quahog do oceano (507 anos) O molusco da espécie Arctica islandica é originário do Atlântico Norte e é muito comercializado no ramo alimentício. Um indivíduo foi coletado em 2006 com 507 anos, mas não se sabe o quanto mais poderia ter vivido se não tivesse sido encontrado. Tubarão-da-Groenlândia (400 anos) Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, descobriram que esses animais atingem a maturidade sexual apenas aos 150 anos e crescem um centímetro por ano. Seu habitat também é o Atlântico Norte. Lamellibrachia (250 anos) Este é um tipo de poliqueta, ou seja, um tipo de anelídeo (minhoca) marinho, que vive no fundo do mar perto de hidrocarbonetos. Seu comprimento pode passar dos três metros, e a espécie vive mais de 250 anos.

Baleia-da-Groenlândia (210 anos) A espécie é considerada a que mais vive dentre os mamíferos, podendo chegar a cerca de 210 anos. Esses “bichinhos” vivem nas águas geladas do hemisfério Norte. Rougheye rockfish (205 anos) O peixe vermelho Sebastes aleutianus pode chegar a 97 centímetros de comprimento e pesar quase sete quilos. Seu habitat são águas profundas, sendo mais encontrado no Norte e perto do Japão.

Ouriço-do-mar-vermelho (200 anos) Esta é uma espécie de ouriço-do-mar que vive no nordeste do Oceano Pacífico. Seus espinhos podem chegar a oito centímetros. Sua alimentação se baseia em sementes marinhas e algas.

Tartaruga-gigante-de-Galápagos (175 anos) A gigante pode chegar aos 400 quilos e a quase dois metros de comprimento. Calcula-se que quando foi descoberta a espécie contava com 250 mil indivíduos, mas hoje há apenas três mil exemplares.

Geoduck (165 anos) O molusco da espécie Panopea generosa é nativo da costa oeste da América, mas é consumido como quitute da China. Segundo adoradores do alimento, é uma iguaria delicada e saborosa.

Tartaruga-gigante-de-Seicheles (152 anos) Esta tartaruga vive na República das Seicheles, no Oceano Índico, e pode chegar a mais de 150 anos se viver em cativeiro.

Esturjão-de-lago (150 anos) É um peixe de água doce que vive nas regiões temperadas da América do Norte. Pode chegar a cem quilos e três metros de comprimento. As fêmeas, mais longevas, alcançam os 150 anos.

Baleia-azul (110 anos) Um dos maiores animais existentes, a baleia-azul pode ter até 30 metros de comprimento e pesar até 180 toneladas. O mamífero está na lista dos animais ameaçados de extinção. Peixe-relógio (100 anos) Seu habitat são oceanos profundos, podendo existir no Atlântico, Pacífico e Índico. O animal é caçado e comercializado para consumo em países da Ásia, Oceania, América do Norte e Europa.

Tuatara (100 anos) A tuatara é conhecida como o "ornitorrinco dos répteis", já que possui características mistas de lagartos, tartarugas e aves. O animal, que pode passar dos cem anos, vive em algumas partes da Nova Zelândia


1.626 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page