1. A Terra se formou entre 5,6 bilhões e 4,5 bilhões de anos atrás. Os geólogos distinguem a história na Terra em eras, que são divididas em períodos.
2. A combinação de uma superfície em permanente mudança (graças aos vulcões e tremores), os oceanos e a atmosfera proporcionam o desenvolvimento de algo que existe apenas no nosso planeta: a vida.
3. A forma de vida mais primitiva de vida iniciou-se no período pré-cambriano, há cerca de 3 bilhões de anos. Os primeiros animais a aparecerem no planeta foram os celenterados e eram uma espécie semelhante às medusas e águas vivas que conhecemos hoje. Eles surgiram entre 600 milhões e 570 milhões de anos, nos oceanos. Leves e sem ossos, eram moles como gelatina e incapazes de se locomover sozinhos. Eram transportados pelas correntes marítimas.
4. A Terra é o único planeta do Sistema Solar que não foi batizado em homenagem a um deus romano. Em latim, “terra” significa “solo, região, país”. Uma das versões para a razão da escolha do nome do nosso planeta foi escrita pelo grego Hesíodo no canto “Tegonia”. Segundo ele, Terra era uma das quatro divindades originárias, nascida após Kaos e antes de Tártaro e Eros. A divindade Terra estava ligada ao solo, chão. Por isso, o nome.
5. É o único planeta que possui água na estado líquido. E, enquanto seus vizinhos têm atmosferas ricas em dióxido de carbono, o ar aqui é rico em nitrogênio e oxigênio.
6. A velocidade de rotação da Terra está diminuindo gradualmente: a cada 100 anos, o planeta desacelera em 17 milissegundos, taxa praticamente imperceptível. Isso afeta a duração dos nossos dias: daqui a 140 milhões de anos, um dia durará 25 horas.
7. A humanidade costumava acreditar que a Terra era o centro do universo. Como daqui nós conseguimos perceber o movimento do Sol e dos outros planetas, pensava-se que a Terra fosse um planeta estático, que guiava a órbita dos outros astros. Isso até Copérnico propor, em 1514, que o Sol seria o centro do universo.
8. A Terra funciona como um grande e potente campo magnético. Isso é possível por causa de seu núcleo composto por ferro e níquel, aliado ao movimento de rotação. Graças a esse poder magnético, a Terra consegue repelir os ventos solares, emissões de partículas carregadas provenientes da coroa solar.
9. De todos os planetas do Sistema Solar, a Terra é o que tem a maior densidade. Essa densidade varia com a localização: no núcleo, por exemplo, ela é muito maior do que na crosta. O valor médio é de 5,52 gramas por centímetro cúbico.
10. Cerca de 70% da superfície da Terra é coberta por água; os outros 30% são formados por solo firme acima do nível do mar. Os primeiros austronautas a observar o planeta do espaço o apelidaram de Planeta Azul.
Fonte: Guia dos Curiosos
Comments